31 de dezembro de 2014

Como utilizar a fava de baunilha

Para retirar as sementes da fava de baunilha, coloque-a sobre uma tábua de cozinha, segure uma das pontas com a mão e corte no sentido longitudinal com uma faca afiada. Depois com a pontinha da faca, raspe as sementes.

Direitos autorais : Inga Nielsen

Dica:  Se for utilizar também a fava, como no caso de preparações com leite, creme de leite, não descarte-a depois de saborizar a sobremesa. Ela é muito cara para depois ser jogada fora. Lave e deixe secar em temperatura ambiente. Depois coloque dentro de um pote de açúcar para fazer um "açúcar baunilhado" e use normalmente em suas receitas doces. Fica também ótimo com açúcar de confeiteiro para polvilhar sobre suas preparações. (E é claro que a dica vale também para as favas que não foram utilizadas. Melhor ainda porque têm muito mais sabor para perfumar o seu açúcar.)


Um pouquinho de conhecimento e história

Direitos autorais:Valentyn Volkov Volkov
A baunilha, que é a fava ou vagem de algumas espécies de orquídea, é a segunda especiaria mais cara do mundo, depois do açafrão, porque requer um processo agrícola muito trabalhoso.

Após as videiras serem plantadas, pode levar até três anos até que as primeiras flores aparecem. Os frutos devem permanecer na videira por nove meses, a fim de desenvolver completamente seu aroma próprio. No entanto, quando os grãos são colhidos, eles ainda estão parcialmente verdes e, portanto, não têm nem o sabor nem a fragrância. Eles desenvolvem suas propriedades particulares durante o processo de cura e secagem, que pode levar de semanas a meses.  E depois de secas, as favas de baunilha ainda ficam um a dois meses “descansando” até terminarem de desenvolver completamente o aroma e sabor.

Madagascar é o maior produtor dessa maravilhosa orquídea, seguido pelo México e Taiti. As favas cultivadas vão para grandes corporações, localizadas principalmente nos Estados Unidos e na Europa, onde são fabricados diversos produtos para culinária e perfumaria, entre muitos outros.

Se quiser saber um pouco mais sobre a baunilha, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário: