15 de julho de 2016

Bolo Mesclado de Goiabada


É muita tentação!!!

Esse é daqueles bolos que valem cada caloria. É deliciosamente fofo, além de lindo. E dá também para fazer com fubá, se quiser uma versão que vai muito bem nas festas juninas (veja dica no final da receita).

Você irá precisar de:
Uma fôrma aro 23 cm com fundo removível e um palito grande de madeira (daqueles usados para fazer churrasquinho). 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (200 g)
1 xícara (chá) de açúcar
4 ovos
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para peneirar a fôrma
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de goiabada cremosa

Modo de preparo:

Unte a forma (usando um pouco da manteiga para o bolo) e peneire com farinha de trigo.
Pré-aqueça o forno a 180º C.

Misture a farinha de trigo com o fermento e reserve.

Na batedeira (ou com uma colher de pau), bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo (mais ou menos uns 5 minutos).

Sem parar de bater, vá acrescentando os ovos um de cada vez. 

Adicione metade da farinha com o fermento e bata rapidamente só para incorporar. Coloque metade do leite e bata mais um pouquinho. Repita o procedimento com o restante da farinha e do leite. Lembre-se de nunca bater demais quando se acrescenta farinha, para que o bolo fique fofinho.

Distribua a massa na fôrma fazendo três camadas, alternando massa e goiabada. Comece pela massa e termine com a goiabada. Depois com um palito de churrasco, faça movimentos circulares e em sentidos diferentes, para que a goiabada se misture à massa.


Leve ao forno até que enfiando no centro do bolo um palito ou testador, ele saia seco (mais ou menos 40 minutos). Depois de uns 10, 15 minutos, retire o aro da fôrma e deixe o bolo amornar antes de desenformar. 

Dicas:
1. Você pode substituir 1 xícara de farinha de trigo por fubá. Fica muito gostoso, mas um pouquinho mais seco. (A massa da foto logo acima à esquerda foi feita com fubá.)

2. Se não achar goiabada cremosa, basta derreter em fogo baixo a goiabada em barra com um pouco de água. Parta a goiabada em pedaços pequenos, misture com a água e mexa constantemente. Vá acrescentando mais água se necessário. Deixe esfriar completamente antes de usar. (Eu sempre faço desta forma e fica perfeito.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário: